Seguidores

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Game Music Video: jogos e música, uma combinação perfeita

Videoclipe é um filme curto com suporte eletrônico, seja ele analógico ou digital, e não precisa necessariamente ser musical ou publicitário. Todavia os vídeos musicais estão fortemente associados a esse formato de produção audiovisual e com o tempo videoclipe acabou virando um sinônimo de vídeos musicais.

São tantos “clips” de música que existem vários canais de televisão dedicados exclusivamente à transmissão desse tipo de obra. Com os vários avanços tecnológicos a produção de videoclipes se tornou extremamente popular e acessível.

Com a chegada da internet e das redes de compartilhamento de vídeos, como o YouTube, as coisas ficaram ainda mais fáceis. Com um simples software de edição de vídeo qualquer pessoa pode se transformar em um diretor. Editar filmes é tão simples quanto arrastar um arquivo pela área de trabalho do seu computador.

E é aqui que as coisas começam a ficar realmente interessantes. Os fãs de animes (animações japonesas) criaram uma derivação própria de videoclipes musicais, o AMV (Anime Music Video) — vídeo montagens com temas musicais diferentes do original.

Img_normalNão demorou muito para essa mania chegar ao mundo dos video games e fãs das mais diferentes franquias e gêneros resolveram colocar a mão na massa para editar seus próprios GMVs (Game Music Videos). Jogos de tiro e até mesmo de futebol servem de inspiração para a compilação de “clips musicais” singulares extremamente interessantes.
A execução não é tão complicada quanto parece e com algumas ferramentas básicas qualquer um pode fazer o seu GMV. No Baixaki Downloads você encontrará uma boa seleção de softwares para a edição de vídeo, incluindo algumas opções gratuitas, como o Lightworks — utilizado na montagem do filme “O Discurso do Rei”. Além disso, no Tecmundo você poderá conferir vários tutoriais que vão ensinar passo a passo como editar vídeos.
Enquanto você não cria o seu GMV o Baixaki Jogos resolveu fazer uma pequena seleção com alguns desses vídeos; na esperança de que eles possam inspirar outros “criadores”.

                                                         Grand Theft Auto IV
                                                      M.I.A. — “Paper Planes”

O quarto título de uma das mais famosas, e controversas, franquias dos video games acompanha a saga criminal de Niko Bellic — um imigrante do leste europeu que aporta em Liberty City atrás do “sonho americano”. O título segue a mesma linha de seus predecessores, colocando o jogador no papel de um criminoso pronto para qualquer trabalho e a música de M.I.A. não fica muito longe dessa premissa.



                                                             Red Dead Redemption
                                                                Ennio Morricone

Desenvolvido pela mesma empresa de GTA IV, Red Dead Redemption é um verdadeiro representante do gênero Faroeste. A aventura de John Marston tem todos os elementos típicos de um spaghetti western, só faltava uma trilha sonora assinada pelo mestre Ennio Morricone, espera um pouco... Não falta mais. Três vídeos colocam temas compostos pelo maestro italiano para filmes de Sergio Leone (ícone do gênero), mas que se encaixam perfeitamente com as imagens de Red Dead Redemption.







                                                                      Assassin’s Creed
                                                              Hans Zimmer — “Mind Heist”

Ciência, misticismo e muita ação. Assassin’s Creed conquistou uma legião de fãs com seus personagens carismáticos e história elaborada. O título acompanha a luta centenária entre Assassinos e Templários. A ação se desenvolve em vários níveis, no presente e no passado, conforme acompanhamos os passos de Desmond Miles e das memórias de seus ancestrais Assassinos, Altair e Ezio. A música de Hans Zimmer, além de excepcional, é muito apropriada para o jogo, pois foi composta para o filme “A Origem”, no qual um grupo de ladrões deve invadir os sonhos de seus alvos.



                                                           Gran Turismo 5
                                         The Cardigans — "My Favourite Game"

Gran Turismo 5 é um dos melhores simuladores automobilísticos já feitos. Gráficos de ponta e uma jogabilidade refinada fazem do título um dos jogos favoritos dos donos de PS3. Nesse contexto a música do grupo sueco The Cardigans é mais do que perfeita. A faixa "My Favourite Game" (“Meu Jogo Favorito”) está no quarto álbum da banda, cujo nome é Gran Turismo, e já pintou como a música tema de outro título da série, Gran Turismo 2.



                                                                  Fallout 3
                                               Powerman 5000 – “Bombshell”

As bombas caíram e o que restou não é nada agradável. Em Fallout 3 você encontrará um cenário desolador, devastado pelo poder do átomo. A violência é uma constante e a estética peculiar remete diretamente as décadas de 1940, com um aspecto retro próprio do “american way of life”. A música do grupo Powerman 5000 é tão intensa quanto o jogo e a relação da letra com o título é bem intima, afinal, “Bombshell” significa bomba.



                                                                          Halo
                                                     3Doors Down – “Kryptonite”

Em Halo o jogador assume o papel de Master Chief, um supersoldado aprimorado pelo projeto Spartan. A combinação de seus incrementos cibernéticos e sua armadura de alta tecnologia transforma o protagonista da franquia em um verdadeiro Super-Homem. No entanto, até mesmo o Homem de Aço possui uma fraqueza, no caso de Máster Chief essa “kryptonita” (há, entenderam) é Cortana — a inteligência artificial sensiente dotada de formas sinuosas.



                                                                   Bayonetta
                                          Tommy Sparks — "She's Got Me Dancing"

Bayonetta é uma bruxa poderosa que renasceu para enfrentar anjos e demônios. Na verdade, ela é uma mulher cheia de atitude e não se importa nem um pouco com que os outros estão pensando — algo fortemente evidenciado pelo seu estilo sensual. Além disso, ela também coloca todo mundo para dançar.



                                                      International Superstar Soccer
                                                   Jorge Ben Jor – “Filho Maravilha”

O saudoso jogo de futebol marcou a vida dos jogadores para sempre. Quem pode se esquecer do glorioso atacante canarinho e ídolo maior da “pelota” mundial: Hernesto Roni Allejo. O icônico futebolista digital é lembrado até hoje graças às homenagens dos fãs. “Allejo Eterno” traz alguns dos lances míticos do maior atacante que o Brasil já viu jogar, tudo ao ritmo de Jorge Ben e o seu “Filho Maravilha”.



                                                                       God of War
                                                    Amon Amarth – “Gods Of War Arise”

Uma das principais franquias da Sony, God of War conquistou uma fervorosa legião de fãs com sua jogabilidade épica e violência visceral. Na pele do deus da guerra o jogador não respeita nenhum adversário, seja ele o guardião do inferno ou o senhor do Olimpo. Sangue fresco em nossas espadas, deuses da guerra levantem—se! Com um refrão desses fica claro a relação entre a música da banda de death metal, Amon Amarth.



                                                                       Silent Hill
                                                Marilyn Manson — "Sweet Dreams"

Silent Hill é um dos principais títulos do gênero Survival Horror. O terror psicológico e o clima onírico infundem imagens perturbantes na mente do jogador que deve sobreviver aos inimigos e ainda manter a sanidade. As monstruosidades que ameaçam o jogador parecem saídos dos pesadelos de um demente, ou dos sonhos de alguém como Marilyn Manson...



                                                                     Super Mario
                                             The Offspring — “Why don't you get a job”

O bom e velho Mario já mostrou inúmeras habilidades ao longo da sua extensa carreira nos video games. O italiano bigodudo já foi marceneiro e até arbitro de boxe, mas você já se perguntou por que ele tem que trabalhar tanto? O grupo californiano The Offspring tem a resposta.



                                                                      Gears of War
                                                      Muse – “Butterflies And Hurricanes”

"Brigas e batalhas começaram, a revanche virá certamente". Em Gears of War somos transportados para o planeta Sera, onde humanos e Locust travam uma batalha pelo domínio do mundo. O início do conflito está envolto em mistério, mas uma coisa certa: "tempos difíceis estão adiante". Na pele de Marcus Fenix "você tem que ser o melhor, tem que mudar o mundo e usar essa chance para ser ouvido. Sua hora é agora". Percebeu como a letra da música do grupo britânico Muse tem tudo a ver com a popular franquia de jogos de tiro em terceira pessoa.



                                                                   Alan Wake
                                            Within Temptation — "It's The Fear"

Em Alan Wake você assume o papel do personagem título que se muda para uma cidade pequena após a perda da sua mulher. No entanto, nem tudo ocorre como planejado e seus piores pesadelos viram realidade. Para sobreviver aos martírios, Alan utilizará uma simples lanterna como arma, isso porque seu inimigo é a escuridão, dando um sentido muito mais perigoso para o “medo do escuro”.



                                                           Super Street Fighter IV
                                                        Pendulum — “Blood Sugar”

Super Street Fighter IV trouxe de volta uma das maiores franquia de jogos de luta de todos os tempos. Com gráficos revigorados e uma jogabilidade afiadíssima, a série finalmente abriu a proverbial “caixa de ferramentas” em combates alucinantes. O ritmo do jogo é acelerado, e a batida da música “Blood Sugar” se encaixa perfeitamente com as pancadas de Ryu e companhia.



                                                                     Burnout Paradise
                                                          Guns N' Roses – “Paradise City”

Me leve para o paraíso! Os vídeos que misturam jogos e música são tão populares que a própria Electronic Arts, publicadora de Burnout Paradise, resolveu produzir um. Para o lançamento da última edição da série de títulos de corrida Burnout, a empresa criou um trailer com cenas alucinantes pelas ruas de Paradise City ao som de... “Paradise City”, nada mais adequado.




                                                                        Homefront
                                                   The Rolling Stones — "Gimme Shelter"

Em Homefront os Estados Unidos foram ocupados pelo exército da Coréia do Norte. Ao lado de alguns nobres cidadãos você deve compor a última linha de resistência contra as forças invasoras. A música dos Rolling Stones — que foi utilizada em trailers de Call of Duty: Black Ops — diz que a “guerra, crianças, está a um tiro de distância” e em Homefront ela está ainda mais perto.



                                                                        Crysis 2
                                          B.o.B e Alicia Keys — “New York, New York”

Nova Iorque está em crise, ou melhor, Crysis 2 vai para Nova Iorque. A segunda edição da linha de jogos de tiro em primeira pessoa da Crytek leva o jogador para a “Grande Maça”, mas as coisas não estão nada bem na megalópole estadunidense. Na pele de Alcatraz, herdeiro da Nanosuit 2.0 — uma superarmadura de combate —, você deve lutar para sobreviver no que restou da cidade.



                                                                  Brothers in Arms
                                         Michael Kamen – “Band of Brothers Main Theme”

A série Brothers in Arms sempre se diferenciou das outras franquias de jogos de tiro em primeira pessoa por mostrar com mais detalhes o companheirismo que floresce nas trincheiras. O título se passa durante a Segunda Guerra Mundial e narra acontecimentos inspirados nos feitos da 101ª Divisão de Paraquedistas dos Estados Unidos da América. A minissérie Band of Brothers (produzida por Steven Spielberg, que concebeu a linha Medal of Honor) segue as ações de uma companhia da mesma divisão de paraquedistas que a do jogo.



                                                              Fight Night Round 4
                                                        Bill Conti — “Gonna Fly Now”

Um encontro inesperado e um tema inesquecível. A franquia Fight Night é indiscutivelmente a melhor linha de simuladores de boxe disponível no mercado. Entre seus muitos atributos está o elenco de pugilistas reais, como o “Iron Mike”, ou melhor, Mike Tyson. Além disso, o título também permite que você crie seus próprios lutadores, até mesmo uma “réplica” do inigualável Rocky Balboa.



                                                                  Kingdom Hearts
                                                               Nickelback – “Hero”

Um herói poderá nos salvar! A letra da música de Nickelback se aplica muito bem a aventura de Sora e seus amigos no mundo fantástico da Disney. De posse da Keyblade — a única arma capaz de destruir os Heartless, criaturas sombrias que atacaram o seu mundo — Sora, Pato Donald e Pateta lutam para encontrar o rei Mickey Mouse e restaurar a paz.



                                                                    Dead Rising
                                                       Gary Jules – “Mad World”

Dead Rising mostra a jornada de Frank West, um foto jornalista que parte para a cidade de Willamette em busca de um furo de reportagem. O protagonista descobre que o exército fechou as fronteiras, por causa de uma infestação de zumbis. Olhando através das lentes da sua câmera, Frank West observa um mundo muito, muito louco.



                                                              Resident Evil 4
                                          Metallica – “For Whom The Bell Tolls”

Na pele de Leon, o mesmo de Resident Evil 2, você deve resgatar a filha do presidente dos Estados Unidos, levada para um sinistro vilarejo no interior da Espanha. Ao longo da sua investigação, Leon descobre que existe algo muito mais sombrio por trás dos eventos que o levaram até a região.



                                                              Tomb Raider
                                                          Duffy – “Mercy”

Lara Croft é considerada a musa dos video games. Seus jogos são relativamente bem sucedidos e suas habilidades (e suas curvas) a transformaram em um verdadeiro ícone da era digital. A sensualidade da garota é tão grande que alguns jogadores esquecem que ela é apenas uma mulher virtual, o que faz suas namoradas gritarem a plenos pulmões: “pare de jogar estes jogos”. Exatamente como na música de Aimée Ann Duffy.



                                                              Call of Duty
                                                        Metallica – “One”

Call of Duty é a maior linha de FPSs do mundo. A cada ano a série conquista marcas impressionantes, mostrando a guerra em toda a sua “glória”. Enquanto isso, a música do Metallica mostra justamente os horrores do campo de batalha. One é inspirada em um romance, Johnny Vai à Guerra, que conta a história de um soldado cujo corpo é mutilado em um confronto da Primeira Guerra Mundial.



                                                              Super Smash Bros.
                                                      Foo Fighters — “Breakout”

Mario, Link, Pikachu e companhia na maior pancadaria. Super Smash Bros. Coloca os principais personagens do universo Nintendo em batalhas alucinantes. A ação acelerado combinam perfeitamente com o ritmo intenso do Foo Fighters.



                                                                     Ace Combat
                                                    Steve Stevens – “Top Gun Anthem”

Um dos melhores simuladores de combate aéreo encontra a música tema do filme “Top Gun - Ases Indomáveis”. A película que acompanha o treinamento dos pilotos do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos chegou a ser utilizado como propaganda para o recrutamento da aeronáutica dos Estados Unidos por conta das instigantes cenas de combate aéreo.



                                                               Legend of Zelda
                                                      Muse – “Knights of Cydonia”

A saga de Link e Zelda já está incrustada na história dos video games. A eterna luta do jovem elfo contra o sinistro mago Ganondorf possui um tom épico que extrapola os próprios jogos. A música do grupo britânico Muse passa todo esse clima grandioso e ainda traz uma letra inspirada que se adapta muito bem as aventuras de Link e Zelda.



                                                                        Left 4 Dead
                                          John Murphy — “In the house, In a heartbeat”

A sociedade foi devastada após a liberação de um vírus que transforma os infectados em “zumbis” descontrolados. Não estamos falando de Left 4 Dead, mas do filme “Extremínio”. Dirigido por Danny Boyle, a película mostra um cenário bem próximo daquele presente no popular FPS cooperativo da Valve. O clima angustiante do filme (e do jogo) é intensificado pela trilha de John Murphy.



                                                                 Battlefield
                              Drowning Pool – “Bodies (Let The Bodies Hit The Floor)”

Battlefield é uma das principais e mais tradicionais linhas de jogos de tiro em primeira pessoa. Apesar de contar com excelentes campanhas single player, a franquia Battlefield é notória por seu componente multiplayer. São vários jogadores em incríveis tiroteios online, portanto, deixe os corpos caírem no chão (let the bodies hit the floor)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página