Seguidores

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Call of Duty: Modern Warfare 2

Um FPS que, mesmo nos consoles, causa arrepios nos jogadores

graficos:10/10 Jogabilidade:10/10
Som:9/10
Diversão:10/10
Nota maxima: 39/40

Começa por aqui: simplesmente um dos maiores lançamentos da história dos video games. Batendo alguns recordes previamente estabelecidos pelo gigante Grand Theft Auto IV, o segundo Modern Warfare mostra que FPS (First Person Shooter, tiroteios em perspectiva de primeira pessoa) é um gênero que pode proporcionar muita, mas muita diversão.
É importante lembrar que a campanha principal do primeiro jogo é fenomenal e chamou a atenção de milhões de jogadores e críticos. Com isso, esperava-se que Modern Warfare 2 apenas continuasse o sucesso do título original, apresentando uma campanha ainda mais imersiva. E isso, de fato, aconteceu... Com um "pequeno" porém: curta duração.
For the Record conta com uma trama, no mínimo, perturbadora. É claro que o Baixaki Jogos não vai estragar a surpresa dos usuários relatando fatos essenciais no desenrolar do enredo. Basta saber que figuras ilustres do primeiro game retornam e formam pilares fundamentais nos fatos que são apresentados ao redor do planeta.



A história pode realmente mexer com os sentimentos de certos fãs da franquia. Um bom exemplo de fase nada convencional é a etapa na qual o jogador deve "apenas" trucidar todos os civis que encontra pelo caminho enquanto uma equipe terrorista invade um aeroporto em Moscou. O desfecho dessa fase é surpreendente. O desfecho final da campanha, por sua vez, também é impactante, mas é digno de uma campanha... Curta. O pessoal da Infinity Ward cuidou para que modificações positivas fossem realizadas em praticamente todos os aspectos de Modern Warfare. História, jogabilidade, atmosfera de guerra, multiplayer... Todos esses itens foram cuidadosamente trabalhados pelos desenvolvedores.
O bom é que essas melhorias saltam aos olhos durante as experiências com os diferentes modos de jogo. Para quem jogou o primeiro game com afinco, as novidades são ainda mais exuberantes, pois, além de oferecerem novas opções de diversão, deixam vários aspectos-chave da jogabilidade mais práticos, dinâmicos e envolventes.

Derretendo tudo

Comentando brevemente a presença de elementos diferenciados em, por exemplo, For the Record: perseguições com "snowmobiles" alucinantes, matança nas favelas do Rio de Janeiro, construções destrutíveis, corridas frenéticas em telhados variados, incursões explosivas (as "breaches") que deixam a cena em câmera lenta, possibilitando a execução de inimigos de forma devagar e precisa.
Além disso, o modo conhecido como Special Ops é uma opção rápida de entretenimento para quem já finalizou a campanha e não tem condições de embarcar no modo multiplayer. Em suma, o gamer deve matar oponentes diversos, tentar não executar nenhum civil, segurar ondas de inimigos com armas variadas e cumprir os objetivos com eficiência para obter os melhores resultados possíveis, independentemente do modo de dificuldade escolhido.
O multiplayer, por sua vez, está melhor do que nunca. É difícil encontrar alguém que não se espante com a excelente variedade de modos secundários. Afinal de contas, estão presentes até mesmo modos nos quais o jogador enxerga o personagem em perspectiva de visão em terceira pessoa, não é verdade?
Assim que o gamer inicia o jogo, o menu é um tanto simples, pois é dividido em apenas três seções: Special Ops, For the Record e Multiplayer. Felizmente, o pacote é muito mais robusto do que aparenta ser, principalmente na terceira seção mencionada há pouco.

Aprovado

Fazendo a diferença

A campanha é curta... E impressionante. For the Record faz com que o jogador acompanhe ordens e diálogos entre comandantes de forças militares de peso. Na prática, entretanto, o gamer é o combatente que faz a diferença e nunca é deixado para trás. Quer mais que isso para a formação de um modo principal de jogo simplesmente brilhante?

A tecnologia domina
Mais uma vez, é primordial ressaltar a importância da variedade de cenários e ações presentes na campanha. Cenas instigantes, repletas com emoção e intensidade, transformam Modern Warfare 2 em um legítimo longa-metragem de Hollywood. A maneira cinematográfica com que tudo é retratado em For the Record é, por falta de uma palavra melhor, arrepiante.
Pouco a pouco, é possível contemplar a grandeza da campanha. Começando pelo Pit (no qual é possível participar de um rápido treinamento e determinar qual o modo de dificuldade mais apropriado para o combatente), o jogador consegue vislumbrar o potencial do game. O que você acha de, em plena neve, escalar montanhas, procurar cobertura de fogo em nevascas e utilizar armas que contam com acessórios detectores de batimentos cardíacos?

Quando o assunto é equipamentos militares...

...o game não deixa a desejar. Nem um pouco. E as novidades militares não se restringem apenas a armas, mas também a dispositivos utilizados remotamente, como o Predator, o míssil teleguiado pelo próprio jogador que é capaz de causar um bom estrago em uma determinada área do cenário.
No próprio início do jogo e em outras cenas da campanha, há a oportunidade de conhecer o amplo arsenal oferecido pelos desenvolvedores da Infinity Ward. E, dado o elevado patamar de imersão do game, parece que é o próprio jogador quem está segurando o item, não importa se o objeto é uma bazuca, uma faca ou um dispositivo explosivo.



O calor da batalha
 
De fato, é quase possível sentir o calor do fogo devido ao nível excelente de reprodução gráfica. Interação com o cenário nunca foi o foco principal da série Call of Duty, mas o jogo conta até mesmo com edifícios destrutíveis.
Exemplos de sucesso: fumaça, sangue, cobertura de fogo, "distorções" visuais geradas pelo calor de turbinas e outros objetos, forte aplicação do "blur" para deixar apenas alguns itens em foco, forte detalhamento dos cenários e das construções.
Olha o Cristo Redentor aí gente!

A inteligência artificial corresponde muito bem ao nível de dificuldade escolhido pelo jogador. Os oponentes se mexem de forma dinâmica e desafiadora. E, bem, se o gamer não ficar contente com a ação oferecida pelos modos For the Record e Special Ops, há um modo multiplayer mais que robusto para a diversão garantida.

Sonoramente incrível

Os efeitos visuais são apenas superados pela ambientação sonora de Modern Warfare 2. É arriscado dizer que a qualidade de praticamente todos os sons é fenomenal, mas o Baixaki Jogos assume o risco. A atmosfera de guerra é realçada de forma brilhante com o barulho das explosões e dos disparos dos soldados.
Além disso, os diálogos lembram grandes filmes de guerra e impressionam. A trilha sonora, criada pelo célebre Hans Zimmer, combina perfeitamente com as cenas retratadas na tela. Ansiedade e emoção durante a ação de For the Record? Com certeza.

Trocando tiros com gamers

Nos próprios menus da seção multiplayer há a possibilidade de conhecer superficialmente as novidades. Algumas delas fazem referência apenas a aspectos estéticos, como modificação do título do jogador (como S.S.D.D. ou Drifter) e do emblema mostrado no perfil.

CoD sem multiplayer bom não é CoD
Enquanto isso, as alterações que influenciam na jogabilidade são bastante significativas. Uma das maiores inovações é a chance de modificação das Killstreak Rewards (itens utilizados assim que o jogador mata vários inimigos sem morrer). Fazendo bonito nos combates e ganhando muitos pontos de experiência, é possível desbloquear dezenas de armas, acessórios, KRs, títulos, emblemas... E modos de jogo, inclusive.
É interessante afirmar que toda ação importante realizada nos combates multiplayer é recompensada. Destrua o avião que faz o UAV Recon e, além de prejudicar os inimigos, você ganhará alguns pontos na partida em questão.

Reprovado

Apresentação da campanha

É difícil afirmar que a campanha do jogo é uma das melhores da história dos video games. Fatores decisivos? Quatro a cinco horas de duração (média feita entre alguns gamers), enredo que conta com muitos fatos questionáveis (moralmente) e certas ações dos líderes de equipe durante a ação que apenas atrasam o desempenho do jogador. Há momentos nos quais as novidades simplesmente cessam e abrem alas para a velha fórmula de "siga o comandante e não faça perguntas".



Ainda bem que as cenas entediantes são muito escassas e não ofuscam o brilho das novidades contagiantes trazidas pela nova jogabilidade. Falando em jogabilidade, um item que pode ser criticado pelos fãs de FPS é a falta do comando "lean" (reclinar-se), que permite ao combatente a visão de uma área sem precisar expor todo o corpo para os adversários. Nos consoles, é um pouco mais difícil de mirar nos adversários com precisão.


Polimento gráfico

Os visuais de Modern Warfare são muito bons, mas poderiam ser um pouco mais polidos. A interação entre objetos, infelizmente, não é impecável, e a limitação do hardware das plataformas PlayStation 3 e Xbox 360 impedem a reprodução de gráficos extremamente polidos. "Pop-ins" (surgimento repentino de objetos) e outros problemas mostram que ainda é possível melhorar.
A sombra projetada pelos mais diferentes corpos e objetos é algo que poderia ter sido melhorado em prol do realismo do combate. Algumas animações também não convencem muito, como o próprio estrago causado em um corpo pelos tiros disparados. Sim, o sangue aparece com qualidade (muitas vezes em abundância), mas onde está o buraco de bala?

Vale a pena?

O modo central de jogo prende a atenção do gamer do início ao fim... Por cerca de quatro a cinco horas, se o atirador já tiver intimidade com o estilo da jogabilidade de Call of Duty. Pois é, ninguém esperava que a Infinity Ward deixasse de conceber uma campanha complexa para meramente exibir acontecimentos interativos que tentam rapidamente mostrar as novidades criadas pelos desenvolvedores.

Vale a pena. E como
Tudo bem, os "acontecimentos interativos" são fenomenais, mesmo curtos. A variedade e a profundidade dos cenários — em todos os modos de jogo, aliás — formam alguns dos maiores trunfos do segundo Modern Warfare. Enquanto isso, Special Ops e a incrível quantidade de modos multiplayer oferecem formas alternativas (e espetaculares) de diversão.
Quer conhecer os outros pontos fortes de Modern Warfare 2 que não constam na análise do Baiaxki Jogos? Então diga adeus àquele dinheiro guardado e conheça a soberba qualidade do entretenimento gerado por este FPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página